Este artigo foi atualizado em 19/07/2025.
Você, profissional de marketing digital, eu sei que a rotina pode parecer que é sempre estar correndo contra o relógio e apagando incêndios.
E, no meio disso tudo, sempre chega uma nova demanda urgente — claro —, mas dessa vez é um post para o Dia das Mães, que, olha só: é amanhã.
Talvez você já pense em abrir o Canva e pegar algum modelo de publicação, ou, quem sabe, reutilizar a publicação do ano passado.
Você pode até pensar: “pronto, problema resolvido”, mas, no fundo, você sabe que está disperdiçando o seu potencial entregando uma “publicação genérica” qualquer.
Esse conteúdo, criado na pressa, sem um propósito claro, não engaja, não converte e, o pior: gera um estresse desnecessário, tanto para você, quanto para o cliente, que começa a achar que você só trabalha quando ele pede.
Nem você, nem o seu trabalho vão se destacar se você continuar assim.
Mas como resolver esse problema? Muitas vezes um simples Calendário de Marketing já é o suficiente para fornecer a organizaçaõ e previsibilidade que você precisa!
Qual o impacto de datas comemorativas nas vendas?
Pode até parecer óbvio, mas o verdadeiro impacto dessas datas no marketing e nas vendas vai muito além de um simples “feliz dia”.
Elas representam momentos únicos em que o público já está predisposto a consumir, a celebrar ou a presentear.
Pense no Dia das Mães: a publicidade te inspira a comprar um presente, e a ação de presentear a sua mãe valida a eficácia da campanha, criando um ciclo contínuo.
É um terreno fértil para o Inbound Marketing e o Social Selling: as pessoas já estão em busca de como aproveitar a data, você nem precisa atiçar o desejo.
Além disso, muitas datas comemorativas já carregam um significado e uma carga emocional e, ao alinhar a sua estratégia de conteúdo a esses momentos, você pode criar uma conexão emocional com o seu público.
Voltando para o exemplo do Dia das Mães: você não está vendendo um perfume, por exemplo, mas sim a chance de ver o sorriso no rosto da sua mãe ao recebê-lo.
Não se trata apenas de “desejar feliz Dia das Mães”. É sobre entender as necessidades do seu cliente ideal (ICP) dentro daquele contexto:
- Uma loja de departamentos pode focar em uma gama variada de presentes e promoções especiais, apelando para diferentes perfis de mães e filhos.
- Já um salão de beleza, por exemplo, pode criar pacotes de autocuidado e bem-estar, proporcionando um momento de carinho e relaxamento.
A mesma data, abordagens completamente diferentes, mas igualmente estratégicas, porque pensam na dor ou desejo do público-alvo em um momento específico e de alta relevância.
Utilizar essas datas de forma inteligente permite que seu trabalho vá além do conteúdo meramente transacional: atraindo leads, gerando conexões e fidelizando clientes — fazendo com que você, e sua estratégia, se destaquem.
E essa lógica de aproveitamento de momentos de alta atenção do público pode ser aplicada até mesmo a datas que não são tradicionalmente feriados.
Não entendeu como isso pode acontecer?
Então vamos estudar um pouco sobre como a Shopee usa “datas comemorativas inventadas” a seu favor.
Usando datas especiais para impulsionar as vendas: caso da Shopee
A Shopee, gigante do mercado de e-commerce no Brasil, chegou ao país em 2019 e, em pouco tempo, já é uma dos maiores players no e-commerce nacional, atrás apenas do Mercado Livre.
E parte da conqusita dessa posição de destaque vem da implementação de uma estratégia bem simples: a criação e promoção de suas próprias “datas comemorativas”.
Você já deve ter se deparado com as famosas promoções “07/07”, “11/11” ou “12/12”: elas não correspondem a feriados tradicionais, mas a Shopee as transformou em eventos de vendas massivos, com descontos agressivos, cupons e jogos interativos.
A Shopee entendeu que o público já está predisposto a consumir em datas específicas, mas ao invés de esperar por um feriado, ela criou o próprio momento de predisposição.
A estratégia deu tão certo, inclusive, que outras gigantes também desenvolveram estratégias similares:
- A Amazon teu o seu Prime Day (lançado em 2020 no Brasil, mas que já existia antes do Shopping Day da Shopee).
- E, mais recentemente, o Mercado Livre lançou a campanha Descontaço, que segue a mesma estratégia de datas da Shopee (competindo diretamente).
Para você, profissional de marketing, isso significa que o potencial de vendas e engajamento não se limita apenas aos feriados do calendário.
Ele se estende a qualquer data que possa ser estrategicamente trabalhada para criar relevância e despertar o interesse do seu público!
Qual a importância do planejamento para o Marketing?
Se você se identificou com a sensação de estar sempre “apagando incêndios”, prazos apertados e a dificuldade de organizar a produção de conteúdo para múltiplos clientes, a resposta para muitos desses desafios reside em uma única palavra: planejamento.
E eu sei que você sabe que eu sei que você sabe.
Você está aqui pelo como conseguir se planejar, mas calma, já vamos chegar lá: só antes eu preciso que você realmente entenda a importância do planejamento para o sucesso das suas campanhas de Social Selling.
Planejar não só reduz o estresse, mas também otimiza recursos e aumenta a eficácia das suas campanhas.
No universo do Social Selling, em que a conexão direta e a construção de relacionamento são cruciais, uma estratégia bem pensada te ajuda a ganhar tempo e clareza para:
- Pesquisar tendências: entender o que seu público-alvo realmente quer ou precisa.
- Criar conteúdo de qualidade: produzir vídeos, criativos ou materiais voltados para essas tendências.
- Segmentar sua audiência: direcionar ou adaptar a mensagem da data para o seu público-alvo.
- Produzir anúncios de apoio: alcançar ainda mais pessoas na sua área.
- Testar e refinar: ajustar as suas estratégias e quem sabe até testá-las antes do “grande dia”.
Mas o planejamento não é só organização de conteúdo e anúncios. Ele é também para alinhar todos os pontos de contato com o cliente, especialmente no Social Selling.
Por exemplo, na hora de pensar no que fazer para a data, definir qual ação realizar (seja um desconto, venda de combos ou quem sabe um sorteio) e garantir que toda a equipe de vendas do esteja ciente e preparada para comunicar o benefício de forma concisa é um ponto crucial para o sucesso da campanha.
Ponderar suas ações com antecedência também permite anteceder objeções que podem surgir e como apresentar a oferta em linha com a campanha de marketing, afiando o discurso do Comercial.
Além disso, essa antecipação também permite assegurar que todas as frentes de comunicação estejam sincronizadas: sejam parcerias com influenciadores, anúncios pagos, e-mail marketing ou outras ações de Inbound Marketing.
Quando a Shopee faz o seu Shopping Day, é só isso que você vê. Todos os pontos de comunicação com cliente passam a mostrar a mesma mensagem.
Por fim, e talvez um dos pontos mais estratégicos para o seu relacionamento com o cliente (como profissional de Marketing): planejar todas essas atividades de forma transparente mostra o imenso trabalho e esforço envolvidos para aproveitar bem uma data comemorativa.
Seu cliente passa a ver o seu trabalho com outros olhos, entendendo a complexidade e a dedicação por trás dos resultados.
Isso gera um engajamento muito maior com a estratégia e, caso algo não saia como o esperado, a conversa deixa de ser um “é culpa sua” e se transforma em um “e se tentarmos dessa forma da próxima vez?”, solidificando a parceria e a confiança.
E, com isso, você acaba construindo mais um pilar no relacionamento com os seus clientes.
Como usar o Calendário para Inbound Marketing?
E agora que você entendeu a profundidade e a complexidade que o planejamento estratégico exige para campanhas eficazes, especialmente no Social Selling, vamos para o: como colocar tudo isso em prática?
Bom, é aí que o script de Calendário de Datas Comemorativas que criei pode se te ajudar, transformando a teoria em uma ferramenta simples e prática.
Ele não foi feito para substituir (ou acrescentar) nenhuma das suas ferramentas de trabalho: ou invés disso, ele funciona como um simples script que pode ser adicionado a qualquer planilha do Google Sheets e está pronto para usar assim que instalado!
Pensado, mas não limitado a profissionais que trabalham em agências de marketing, o script possui diversas funções que vão te ajudar a começar a organizar todo trabalho para os seus clientes.
Dá uma olhada no que ele cuida para você:
- Geração automática do calendário: esqueça as horas perdidas montando planilhas. O script cria o calendário completo em segundos, com todas as principais datas comemorativas do ano.
- Ainda é possível customizar essas datas para melhor lhe atender (requer conhecimento básico de JavaScript).
- Personalização total: o calendário é gerado no Google Sheets, o que te dá total liberdade para personalizá-lo de acordo com as suas necessidades. Adicione colunas, edite as informações, crie filtros… As possibilidades são infinitas!
- Colunas essenciais para organização:
- Data: data exata da comemoração, para você não perder nenhum prazo.
- Nome: o nome da data comemorativa, para facilitar a identificação e o contexto da sua estratégia.
- Tipo de publicação: uma coluna onde você pode selecionar o tipo de conteúdo que será publicado (promoção, conteúdo de blog, vídeo para Social Selling, etc). Isso te ajuda a diversificar o conteúdo, manter o feed interessante e garantir que a comunicação seja adequada ao canal.
- Observações: um espaço valioso para você anotar ideias, links, referências, rascunhos de roteiros, detalhes de parcerias com influenciadores e outras informações relevantes sobre cada postagem ou ação.
Ah, só um lembrete: deletar as “colunas essenciais” pode fazer com que o script não funcione corretamente.
Além de tudo isso, como o calendário é criado em uma planilha, você pode facilmente baixá-lo em PDF ou enviar um link para que seu cliente aprove de antemão todas as datas do ano!
E para que você possa começar o quanto antes, o script é disponibilizado gratuitamente no meu repositório do GitHub sob licença MIT. Isso significa que você pode usá-lo, modificá-lo e compartilhá-lo livremente, adaptando-o às suas necessidades e as dos seus clientes.
Ainda em dúvida se é para você? Então veja abaixo algumas imagens do script em ação!
Primeiro passo: adicionando um calendário
Para começar, primeiramente precisamos criar um novo calendário (planilha) no documento. Mas você não precisa se preocupar, o script dá conta de todo o processo!
Você também pode seguir as instruções abaixo:
- No menu superior, clique em “Calendário”;
- Dentre as opções disponíveis, clique em “Criar novo calendário de datas”;
- Siga as instruções apresentadas para criar um novo calendário;
- Ao final do processo, você terá uma nova página em sua planilha com o nome escolhido para o calendário.
Segundo passo: adicionando uma nova data
Agora que já temos um calendário pronto, basta adicionarmos as datas que precisamos. É recomendado seguir as seguintes instruções para adicionar novas datas (linhas) ao calendário:
Você também pode seguir as instruções abaixo:
- No menu superior, clique em “Calendário”;
- Dentre as opções disponíveis, clique em “Adicionar data”;
- Uma nova linha será adicionada à tabela. Preencha-a com as informações necessárias;
- Certifique-se de que todas as datas estão no mesmo ano, caso contrário, a organização automática poderá não funcionar como esperado.
Terceiro passo: organizando as datas no calendário
Por fim, com todas as datas adicionadas, podemos agora reorganizar o calendário, para que as datas sejam exibidas de maneira ascendente, isso facilita a visualização e a priorização das atividades!
Você também pode seguir as instruções abaixo:
- No menu superior, clique em “Calendário”;
- Dentre as opções disponíveis, clique em “Organizar datas do calendário”;
- Aguarde enquanto as datas são organizadas em ordem ascendente.
Você também pode usar os filtros da primeira linha da planilha para filtrar ou ordenar a exibição da maneira que preferir.
Como instalar o código no seu Google Sheets?
Esta ferramenta pode ser adicionada manualmente a um novo documento ou a um documento já existente de maneira simples!
A ferramenta é composta por um único código de Apps Script (main.js), uma linguagem de programação feita para os serviços do Google, como a suíte do Google Workspace (Docs, Slides, Sheets e Forms).
Seguindo as instruções abaixo, você poderá começar a utilizar essa ferramenta em instantes.
Você também pode baixar o vídeo de ajuda (que está disponível no repositório), caso prefira.
Passo a passo
Acompanhe o passo a passo com as instruções por escrito abaixo:
- Crie um novo documento no Google Sheets;
- Caso queira utilizar em um documento já existente, pule para o próximo passo.
- No menu superior, clique em “Extensões”, depois, clique em “Apps Script”;
- Na nova aba, você deve encontrar o editor do Apps Script aberto já com o seguinte código:
function myFunction() { }
- Nomeie o projeto com o nome que preferir;
- Exemplo: “Calendário de Inbound Marketing 202X”.
- Copie o código de main.js no repositório para o editor do projeto;
- Use o atalho Ctrl + A para copiar todo o código e Ctrl + V para colar no editor do projeto.
- Clique em “Salvar projeto” (ou aperte Ctrl + S);
- Clique em “Executar” para executar a função onOpen.
- Você deve encontrar a seguinte mensagem: “Autorização obrigatória. O projeto requer sua permissão para acessar seus dados”. Clique em “Revisar permissões”;
- Na tela seguinte, faça login na sua conta do Google e prossiga;
- Na tela seguinte, você deve encontrar a seguinte mensagem: “O Google não verificou este app”, clique em “Avançado” e, em seguida, “Acessar [Nome do seu projeto] (não seguro)”;
- Esta autorização é necessária, pois o código não é um app do Google Workspace Marketplace. Como você tem acesso ao código na íntegra, pode conferir todas as ações que são executadas e aferir sua legitimidade.
- Como “desenvolvedor”, o Google está se referindo a você, veja o endereço de e-mail exibido.
- Como “app”, o Google está se referindo ao código disponibilizado no repositório do projeto (main.js).
- A seguir, confirme que o seu projeto tenha acesso às seguintes informações: “Ver, editar, criar e excluir todos os seus arquivos do Planilhas Google”, clicando em “Permitir”;
- Apesar dessa abrangência, o código irá apenas funcionar neste documento em específico que você criou. Essa é uma permissão genérica, requerida automaticamente, para execução do código.
- Após isso, o “Registro de execução” deve apresentar dois logs, “Notificação: Execução iniciada” e “Notificação: Execução concluída”;
- Volte ao documento para conferir que, na barra superior, um novo menu está disponível: “Calendário”;
- Agora você já pode fechar o editor do projeto (aba do Apps Script).
Pronto, seu projeto está configurado corretamente e já pode ser utilizado!
Lembrete: caso você compartilhe a planilha com colegas de trabalho, eles também precisarão fazer login e autorizar o funcionamento do código para poder utilizá-lo. Essa autorização é individual e única para cada usuário. Os usuários que não autorizarem o funcionamento do código ainda poderão acessar a planilha de acordo com as permissões fornecidas a eles, porém não poderão utilizar o código.
Com o script que eu desenvolvi, você tem em mãos uma solução poderosa, gratuita e fácil de usar.
Você não precisa mais perder tempo com posts de última hora e um conteúdo genérico!
E se você se vê na necessidade de implementar uma estratégia de Marketing digital completa para o seu negócio, ou precisa de um script personalizado só para você, pode contar comigo! Vamos conversar sobre como posso contribuir para o sucesso do seu negócio.