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Calendário para Inbound Marketing

Planeje suas ações de Inbound Marketing e Social Selling para diversos clientes com facilidade.

André S.

02/01/2024

Este artigo foi atualizado em 19/07/2025.

Você, profissional de marketing digital, eu sei que a rotina pode parecer que é sempre estar correndo contra o relógio e apagando incêndios.

E, no meio disso tudo, sempre chega uma nova demanda urgente — claro —, mas dessa vez é um post para o Dia das Mães, que, olha só: é amanhã.

Talvez você já pense em abrir o Canva e pegar algum modelo de publicação, ou, quem sabe, reutilizar a publicação do ano passado.

Você pode até pensar: “pronto, problema resolvido”, mas, no fundo, você sabe que está disperdiçando o seu potencial entregando uma “publicação genérica” qualquer.

Esse conteúdo, criado na pressa, sem um propósito claro, não engaja, não converte e, o pior: gera um estresse desnecessário, tanto para você, quanto para o cliente, que começa a achar que você só trabalha quando ele pede.

Nem você, nem o seu trabalho vão se destacar se você continuar assim.

Mas como resolver esse problema? Muitas vezes um simples Calendário de Marketing já é o suficiente para fornecer a organizaçaõ e previsibilidade que você precisa!

Qual o impacto de datas comemorativas nas vendas?

Pode até parecer óbvio, mas o verdadeiro impacto dessas datas no marketing e nas vendas vai muito além de um simples “feliz dia”.

Elas representam momentos únicos em que o público já está predisposto a consumir, a celebrar ou a presentear.

Pense no Dia das Mães: a publicidade te inspira a comprar um presente, e a ação de presentear a sua mãe valida a eficácia da campanha, criando um ciclo contínuo.

É um terreno fértil para o Inbound Marketing e o Social Selling: as pessoas já estão em busca de como aproveitar a data, você nem precisa atiçar o desejo.

Além disso, muitas datas comemorativas já carregam um significado e uma carga emocional e, ao alinhar a sua estratégia de conteúdo a esses momentos, você pode criar uma conexão emocional com o seu público.

Voltando para o exemplo do Dia das Mães: você não está vendendo um perfume, por exemplo, mas sim a chance de ver o sorriso no rosto da sua mãe ao recebê-lo.

Não se trata apenas de “desejar feliz Dia das Mães”. É sobre entender as necessidades do seu cliente ideal (ICP) dentro daquele contexto:

A mesma data, abordagens completamente diferentes, mas igualmente estratégicas, porque pensam na dor ou desejo do público-alvo em um momento específico e de alta relevância.

Utilizar essas datas de forma inteligente permite que seu trabalho vá além do conteúdo meramente transacional: atraindo leads, gerando conexões e fidelizando clientes — fazendo com que você, e sua estratégia, se destaquem.

E essa lógica de aproveitamento de momentos de alta atenção do público pode ser aplicada até mesmo a datas que não são tradicionalmente feriados.

Não entendeu como isso pode acontecer?

Então vamos estudar um pouco sobre como a Shopee usa “datas comemorativas inventadas” a seu favor.

Usando datas especiais para impulsionar as vendas: caso da Shopee

A Shopee, gigante do mercado de e-commerce no Brasil, chegou ao país em 2019 e, em pouco tempo, já é uma dos maiores players no e-commerce nacional, atrás apenas do Mercado Livre.

E parte da conqusita dessa posição de destaque vem da implementação de uma estratégia bem simples: a criação e promoção de suas próprias “datas comemorativas”.

Você já deve ter se deparado com as famosas promoções “07/07”, “11/11” ou “12/12”: elas não correspondem a feriados tradicionais, mas a Shopee as transformou em eventos de vendas massivos, com descontos agressivos, cupons e jogos interativos.

A Shopee entendeu que o público já está predisposto a consumir em datas específicas, mas ao invés de esperar por um feriado, ela criou o próprio momento de predisposição.

A estratégia deu tão certo, inclusive, que outras gigantes também desenvolveram estratégias similares:

Para você, profissional de marketing, isso significa que o potencial de vendas e engajamento não se limita apenas aos feriados do calendário.

Ele se estende a qualquer data que possa ser estrategicamente trabalhada para criar relevância e despertar o interesse do seu público!

Qual a importância do planejamento para o Marketing?

Se você se identificou com a sensação de estar sempre “apagando incêndios”, prazos apertados e a dificuldade de organizar a produção de conteúdo para múltiplos clientes, a resposta para muitos desses desafios reside em uma única palavra: planejamento.

E eu sei que você sabe que eu sei que você sabe.

Você está aqui pelo como conseguir se planejar, mas calma, já vamos chegar lá: só antes eu preciso que você realmente entenda a importância do planejamento para o sucesso das suas campanhas de Social Selling.

Planejar não só reduz o estresse, mas também otimiza recursos e aumenta a eficácia das suas campanhas.

No universo do Social Selling, em que a conexão direta e a construção de relacionamento são cruciais, uma estratégia bem pensada te ajuda a ganhar tempo e clareza para:

Mas o planejamento não é só organização de conteúdo e anúncios. Ele é também para alinhar todos os pontos de contato com o cliente, especialmente no Social Selling.

Por exemplo, na hora de pensar no que fazer para a data, definir qual ação realizar (seja um desconto, venda de combos ou quem sabe um sorteio) e garantir que toda a equipe de vendas do esteja ciente e preparada para comunicar o benefício de forma concisa é um ponto crucial para o sucesso da campanha.

Ponderar suas ações com antecedência também permite anteceder objeções que podem surgir e como apresentar a oferta em linha com a campanha de marketing, afiando o discurso do Comercial.

Além disso, essa antecipação também permite assegurar que todas as frentes de comunicação estejam sincronizadas: sejam parcerias com influenciadores, anúncios pagos, e-mail marketing ou outras ações de Inbound Marketing.

Quando a Shopee faz o seu Shopping Day, é só isso que você vê. Todos os pontos de comunicação com cliente passam a mostrar a mesma mensagem.

Por fim, e talvez um dos pontos mais estratégicos para o seu relacionamento com o cliente (como profissional de Marketing): planejar todas essas atividades de forma transparente mostra o imenso trabalho e esforço envolvidos para aproveitar bem uma data comemorativa.

Seu cliente passa a ver o seu trabalho com outros olhos, entendendo a complexidade e a dedicação por trás dos resultados.

Isso gera um engajamento muito maior com a estratégia e, caso algo não saia como o esperado, a conversa deixa de ser um “é culpa sua” e se transforma em um “e se tentarmos dessa forma da próxima vez?”, solidificando a parceria e a confiança.

E, com isso, você acaba construindo mais um pilar no relacionamento com os seus clientes.

Como usar o Calendário para Inbound Marketing?

E agora que você entendeu a profundidade e a complexidade que o planejamento estratégico exige para campanhas eficazes, especialmente no Social Selling, vamos para o: como colocar tudo isso em prática?

Bom, é aí que o script de Calendário de Datas Comemorativas que criei pode se te ajudar, transformando a teoria em uma ferramenta simples e prática.

Ele não foi feito para substituir (ou acrescentar) nenhuma das suas ferramentas de trabalho: ou invés disso, ele funciona como um simples script que pode ser adicionado a qualquer planilha do Google Sheets e está pronto para usar assim que instalado!

Pensado, mas não limitado a profissionais que trabalham em agências de marketing, o script possui diversas funções que vão te ajudar a começar a organizar todo trabalho para os seus clientes.

Dá uma olhada no que ele cuida para você:

Ah, só um lembrete: deletar as “colunas essenciais” pode fazer com que o script não funcione corretamente.

Além de tudo isso, como o calendário é criado em uma planilha, você pode facilmente baixá-lo em PDF ou enviar um link para que seu cliente aprove de antemão todas as datas do ano!

E para que você possa começar o quanto antes, o script é disponibilizado gratuitamente no meu repositório do GitHub sob licença MIT. Isso significa que você pode usá-lo, modificá-lo e compartilhá-lo livremente, adaptando-o às suas necessidades e as dos seus clientes.

Ainda em dúvida se é para você? Então veja abaixo algumas imagens do script em ação!

Primeiro passo: adicionando um calendário

Para começar, primeiramente precisamos criar um novo calendário (planilha) no documento. Mas você não precisa se preocupar, o script dá conta de todo o processo!

GIF mostrando passo a passo para adicionar um novo calendário pela interface do Google Sheets via script do Calendário de Datas Comemorativas.

Você também pode seguir as instruções abaixo:

  1. No menu superior, clique em “Calendário”;
  2. Dentre as opções disponíveis, clique em “Criar novo calendário de datas”;
  3. Siga as instruções apresentadas para criar um novo calendário;
  4. Ao final do processo, você terá uma nova página em sua planilha com o nome escolhido para o calendário.

Segundo passo: adicionando uma nova data

Agora que já temos um calendário pronto, basta adicionarmos as datas que precisamos. É recomendado seguir as seguintes instruções para adicionar novas datas (linhas) ao calendário:

GIF mostrando passo a passo para adicionar uma nova data pela interface do Google Sheets via script do Calendário de Datas Comemorativas.

Você também pode seguir as instruções abaixo:

  1. No menu superior, clique em “Calendário”;
  2. Dentre as opções disponíveis, clique em “Adicionar data”;
  3. Uma nova linha será adicionada à tabela. Preencha-a com as informações necessárias;
    • Certifique-se de que todas as datas estão no mesmo ano, caso contrário, a organização automática poderá não funcionar como esperado.

Terceiro passo: organizando as datas no calendário

Por fim, com todas as datas adicionadas, podemos agora reorganizar o calendário, para que as datas sejam exibidas de maneira ascendente, isso facilita a visualização e a priorização das atividades!

GIF mostrando passo a passo para organizar todas as datas do calendário pela interface do Google Sheets via script do Calendário de Datas Comemorativas.

Você também pode seguir as instruções abaixo:

  1. No menu superior, clique em “Calendário”;
  2. Dentre as opções disponíveis, clique em “Organizar datas do calendário”;
  3. Aguarde enquanto as datas são organizadas em ordem ascendente.

Você também pode usar os filtros da primeira linha da planilha para filtrar ou ordenar a exibição da maneira que preferir.

Como instalar o código no seu Google Sheets?

Esta ferramenta pode ser adicionada manualmente a um novo documento ou a um documento já existente de maneira simples!

A ferramenta é composta por um único código de Apps Script (main.js), uma linguagem de programação feita para os serviços do Google, como a suíte do Google Workspace (Docs, Slides, Sheets e Forms).

Seguindo as instruções abaixo, você poderá começar a utilizar essa ferramenta em instantes.

Você também pode baixar o vídeo de ajuda (que está disponível no repositório), caso prefira.

Passo a passo

Acompanhe o passo a passo com as instruções por escrito abaixo:

  1. Crie um novo documento no Google Sheets;
    • Caso queira utilizar em um documento já existente, pule para o próximo passo.
  2. No menu superior, clique em “Extensões”, depois, clique em “Apps Script”;
  3. Na nova aba, você deve encontrar o editor do Apps Script aberto já com o seguinte código:
    function myFunction() {
    
    }
  4. Nomeie o projeto com o nome que preferir;
    • Exemplo: “Calendário de Inbound Marketing 202X”.
  5. Copie o código de main.js no repositório para o editor do projeto;
    • Use o atalho Ctrl + A para copiar todo o código e Ctrl + V para colar no editor do projeto.
  6. Clique em “Salvar projeto” (ou aperte Ctrl + S);
  7. Clique em “Executar” para executar a função onOpen.
  8. Você deve encontrar a seguinte mensagem: “Autorização obrigatória. O projeto requer sua permissão para acessar seus dados”. Clique em “Revisar permissões”;
  9. Na tela seguinte, faça login na sua conta do Google e prossiga;
  10. Na tela seguinte, você deve encontrar a seguinte mensagem: “O Google não verificou este app”, clique em “Avançado” e, em seguida, “Acessar [Nome do seu projeto] (não seguro)”;
    • Esta autorização é necessária, pois o código não é um app do Google Workspace Marketplace. Como você tem acesso ao código na íntegra, pode conferir todas as ações que são executadas e aferir sua legitimidade.
    • Como “desenvolvedor”, o Google está se referindo a você, veja o endereço de e-mail exibido.
    • Como “app”, o Google está se referindo ao código disponibilizado no repositório do projeto (main.js).
  11. A seguir, confirme que o seu projeto tenha acesso às seguintes informações: “Ver, editar, criar e excluir todos os seus arquivos do Planilhas Google”, clicando em “Permitir”;
    • Apesar dessa abrangência, o código irá apenas funcionar neste documento em específico que você criou. Essa é uma permissão genérica, requerida automaticamente, para execução do código.
  12. Após isso, o “Registro de execução” deve apresentar dois logs, “Notificação: Execução iniciada” e “Notificação: Execução concluída”;
  13. Volte ao documento para conferir que, na barra superior, um novo menu está disponível: “Calendário”;
  14. Agora você já pode fechar o editor do projeto (aba do Apps Script).

Pronto, seu projeto está configurado corretamente e já pode ser utilizado!

Lembrete: caso você compartilhe a planilha com colegas de trabalho, eles também precisarão fazer login e autorizar o funcionamento do código para poder utilizá-lo. Essa autorização é individual e única para cada usuário. Os usuários que não autorizarem o funcionamento do código ainda poderão acessar a planilha de acordo com as permissões fornecidas a eles, porém não poderão utilizar o código.

Com o script que eu desenvolvi, você tem em mãos uma solução poderosa, gratuita e fácil de usar.

Você não precisa mais perder tempo com posts de última hora e um conteúdo genérico!

E se você se vê na necessidade de implementar uma estratégia de Marketing digital completa para o seu negócio, ou precisa de um script personalizado só para você, pode contar comigo! Vamos conversar sobre como posso contribuir para o sucesso do seu negócio.

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