Este artigo foi atualizado em 30/04/2025.
Em Março de 2021, o professor Luiz Pinheiro, à época, coordenador da Business School da Universidade Positivo, propôs para a nossa turma um desafio inusitado (e nunca realizado na faculdade).
O Rebranding da Business School, com uma nova identidade e comunicação, para revitalizar sua imagem, feito a partir dos alunos da própria faculdade.
Aqui eu conto a história de como saímos de uma turma como todas as outras para a turma, pioneira, que conseguiu ter o projeto de rebranding da própria faculdade aprovado e utilizado até hoje por uma das maiores universidades do país.
Contexto do ambiente
O ano era 2021 e, como todos lembramos, ele foi um ano incomum: a pandemia redesenhou o ambiente acadêmico global, e na Universidade Positivo, a Business School sentia esse impacto, com um baixo engajamento entre a faculdade e potenciais novos alunos (apesar dos planos de expansão internacional).
Nesse mesmo ano, a Universidade Positivo foi adquirida pela Cruzeiro do Sul, um dos maiores conglomerados acadêmicos do Sul do País, e trouxe um ar de mudança e renovação.
Era um momento de novas ideias e possibilidades, e, nesse contexto, surgiu uma proposta ousada.
O desafio do rebranding
O professor Luiz Pinheiro, coordenador da Business School, lançou um desafio. Algo nunca tentado antes na universidade: ele propôs o rebranding completo da Business School. Para aproveitar as oportunidades de mudança e reposicionar a escola no mercado.
A proposta gerou entusiasmo e uma chamada por voluntários foi feita na turma. Cinco alunos aceitaram o desafio prontamente, como uma oportunidade única de aplicar seus conhecimentos teóricos em prática em um cliente real.
Definição da equipe
A equipe formada era composta por André Santos (eu), Mayara Cardoso, Pedro Veloso, Victor Bessa e William Carlberg. Um grupo bem diverso e com diferentes perspectivas sobre como abordar o desafio.
Para nos guiar nesta nossa jornada, a professora, e pesquisadora de Marcas, Fabiana Mariutti foi convidada para se juntar à equipe, dando assim início aos trabalhos, em meados de março do mesmo ano.
Brainstorming
Uma das primeiras atividades realizadas foi o brainstorming, onde conseguimos juntar diversas premissas inovadoras, ideias conservadoras e interações diversas para começar os trabalhos.
Com tantas possibilidades para trabalharmos, Fabiana Mariutti, nossa mentora nesse projeto, nos guiou pelas etapas de brainstorming, planejamento, definição e desenvolvimento das possibilidades, com perguntas-chave como:
- Como descrever a Business School?
- Quais as pessoas ela quer atingir?
- Como ela pretende fazer isso?
Essas foram algumas das perguntas que fundamentaram todo nosso projeto de rebranding, sendo também guias para coordenação, para posterior uso da nova marca.
Com isso, conseguimos desenvolver diversas variações, com a ideia inicial sendo unir a imagem de um quadro negro com a logo da nova Business School.
A ideia do filho prodígio
Ao final de várias interações entre nossas ideias e visões, uma linha se destacou, abrangendo a maioria dos princípios propostos, e decidimos apresentar à nossa mentora.
Após a validação, com orgulho de seus alunos, a professora Fabiana Mariutti solidificou o caminho a ser seguido como:
A Business School como filho prodígio da Universidade Positivo.
A partir dessa ideia principal, após mais algumas interações, trouxemos uma ramificação de “estrela filha orbita a estrela mãe”, já que a nova identidade da Business School deveria contar com o mesmo glifo da Universidade Positivo (à altura, a estrela do Grupo Cruzeiro do Sul).
E assim chegamos a alguns fortes candidatos:
Rodadas de pitch
Com os conceitos visuais em mãos, iniciamos as rodadas de pitch com coordenação da faculdade. Era hora de apresentar nosso trabalho e estávamos bem entusiasmados.
Tivemos duas apresentações principais, momentos de aprendizado intenso em que recebemos críticas construtivas sobre o nosso trabalho e sugestões de alterações visuais na identidade
Das várias ideias apresentadas, duas foram selecionadas, uma mais conservadora, remetendo ao quadro negro (que há décadas representa o ambiente de sala de aula) e uma mais progressiva, minimalista e mais abastrata:
Tínhamos a chance real de ver nosso projeto implementado e trabalhamos nos refinamentos das duas opções escolhidas, nos preparando para a apresentação final.
Resultado
No final de julho tivemos a audiência final, composta por todo o corpo docente da Business School, onde explicamos o conceito, o processo e a aplicação das marcas.
E na decisão final, tivemos uma surpresa: ambas as opções foram escolhidas. Uma (a circular) seria utilizada externamente, em comunicações externas como anúncios e redes sociais, enquanto a outra (a retangular) seria usada internamente.
Essa flexibilidade mostrou a força dos conceitos que conseguimos criar com cada uma das propostas. Foi um reconhecimento enorme do nosso trabalho.
A identidade “pública” escolhida representa conexão. Mostra a Business School e a Universidade Positivo, vistas como parte de uma mesma família: filhas do Grupo Cruzeiro do Sul, e o novo logo materializou essa visão, se tornando a marca oficial da Businesss School.
Certificado de destaque
O projeto não só transformou a marca da Business School, como também valorizou o potencial de todos os envolvidos, e pelo nosso empenho, alguns dos participantes foram reconhecidos formalmente pela Universidade.
Fico honrado em ser reconhecido devido ao meu engajamento no projeto com a definição de atividades e atenção aos prazos, organização de todos os arquivos da empreitada e pela minha comunicação com os pares.
Um legado de inovação e colaboração
Eu espero que a minha história do rebranding da Business School te inspire. Uma iniciativa acadêmica que se tornou um projeto oficial, sendo utilizada até o os dias de hoje pela faculdade.
Gostou de saber como nosso projeto transformou a marca de uma grande universidade? Sinta-se livre para compartilhar este texto com seus pares, quem sabe vocês também não desenvolvem um projeto como esse na sua faculdade!