Este artigo foi atualizado em 30/04/2025.
Não é novidade que o WhatsApp se tornou o principal canal de comunicação no Brasil.
Com 99% da população utilizando o aplicativo, ele superou em muito o uso do e-mail, com apenas 60% dos brasileiros tendo trocado mensagens por e-mail nos últimos três anos.
E, para as empresas, estar onde o cliente está é uma necessidade imperativa.
Ignorar o WhatsApp significa perder mais de 80 milhões de potenciais clientes.
Por isso, empreendedores e profissionais de marketing estão sempre em busca das melhores formas de direcionar potenciais clientes para o WhatsApp.
É aí que entram os geradores de link para WhatsApp, que prometem uma ponte direta entre o interesse do cliente uma conversa no WhatsApp com apenas um link.
A ideia é simples: você gera o link, o cliente clica e pronto! A conversa começa. Mas aí vem o problema…
O problema com as ferramentas populares no mercado
Vamos imaginar que você decide que quer colocar um link direto para o seu WhatsApp no seu site ou na sua LP.
Beleza, a ideia é boa!
Então você vai no Google e pesquisa por “gerador de link WhatsApp”. E o que acontece?
Você cai em um monte de sites que, para gerar um link que deveria ser super simples, te fazem navegar por um mar de coisas que não tem nada a ver:
- Banners e anúncios, pop-ups que não fecham, vídeos automáticos. Uma verdadeira poluição visual.
- Você clica no link gerado pra testar e, em vez de ir direto pro WhatsApp, cai numa página no meio do caminho, que demora pra carregar e só serve pra te mostrar mais anúncios.
- E, às vezes, o link gerado é enorme, cheio de caracteres estranhos, e dá aquela sensação de “será que isso é seguro?” — imagina o seu cliente pensando nisso antes mesmo de ir falar com você.
Muitos desses sites nem sequer filtram os anúncios que podem ou não aparecer no site (que é uma funcionalidade que eles tem acesso). Eles só querem ganhar dinheiro, nem importa como. Então é até possível que apareçam anúncios indecentes para os seus clientes depois deles clicarem no seu link para o WhatsApp (qual reputação a sua empresa passa se isso acontece?).
Além de ser uma experiência muito chata pra você que está gerando o link, ela é pior ainda para o seu cliente.
Cliente que, se interessou pelo que você tem a oferecer e, em um momento de impulso, decidiu abrir um canal de comunicação direta.
Mas, ao invés de cair imediatamente no seu WhatsApp e já enviar a mensagem antes que tenha a chance de desistir, não…
Ele passa por uma página intermediária cheia de anúncios, que demora pra carregar e, pior ainda, ainda pode pedir para esperar alguns segundos antes de, enfim, abrir o seu WhatsApp.
Aí acabou meu amigo.
Só essa pequena barreira pode ser o suficiente pra não só descredibilizar o seu negócio, mas também demorar tempo o suficiente para que aquele impulso que a pessoa teve, de querer saber, mais passar.
Como esses sites realmente funcionam?
Por trás de muitos desses geradores online cheios de anúncios, existe uma verdade bastante simples: eles, em sua maioria, são apenas um invólucro da API oficial do WhatsApp.
Essa API é um link que, quando clicado, abre direto o WhatsApp no seu celular.
Sem anúncios, sem demora, sem enrolação.
Não é nenhuma magia e muito menos um serviço que você precise pagar para ter acesso.
Não acredita? Pois clique nesse link aqui, ele vai abrir o seu WhatsApp (seja no telefone ou no computador): https://api.whatsapp.com/
Viu só? Sem anúncio, sem demora, direto o WhatsApp.
A maioria dos geradores por aí simplesmente pegam o número e a mensagem que você digitou e montam um desses links pra você.
Por exemplo, este link vai levar você direto para o meu WhatsApp, já com uma mensagem padrão.
Exatamento o mesmo funcionamento de qualquer outro gerador de links para o WhatsApp por aí, só que sem nenhum anúncio.
Mas, tentando passar por cima de você e seus clientes, esses geradores entopem as páginas com anúncios e links suspeitos.
Como resolver esse problema?
Foi essa frustração com os geradores de link para o WhatsApp que me motivaram a buscar uma solução por conta própria.
Eu só precisava de uma ferramenta que fosse simples e direta.
Alguns geradores até oferecem páginas de espera personalizadas, e alguns tem até cobram por isso, mas eu não precisava de nada disso.
Um link em um botão no meu site e eu estaria satisfeito: sem anúncios, sem pop-ups, sem páginas intermediárias.
E foi assim que, botando a mão na massa, fiz o meu próprio gerador de link para WhatsApp, uma ferramenta simples e funcional:
Ela faz o básico, mas faz bem feito, usando a forma como o próprio WhatsApp quer que esses links sejam criados.
Você só precisa digitar o seu número de telefone, a mensagem que quer enviar e pronto!
O link será criado e você já pode começar a usá-lo.
Não precisa de conta, pagamento recorrente nem nada disso.
Como esses links usam a API Oficial do WhatsApp, eles vão funcionar para sempre. É como se fossem uma maneria “formal” de falar com o WhatsApp (app) sobre as suas intenções, algo como: “Ei WhatsApp, eu quero enviar essa mensagem para esse número aqui”.
Eu até adicionei uma funcionalidade para criar QR Codes com esses links, pra facilitar ainda mais a vida também.
Um dos meus primeiros projetos em desenvolvimento web
Esse gerador de link para WhatsApp é fruto dos meus estudos sobre desenvolvimento web e foi o meu primeiro projeto focados em resolver um problema real.
Foi graças a esse projeto, inclusive, que consegui solidificar conhecimentos como:
- Uso e consumo de APIs;
- Criação de código moldular e reutilizável;
- Conceito de divisão de grandes projetos em fragmentos menores, independentes e interoperáveis, e;
- Utilização de arquivos JSON para armazenamento e coleta de informações facilmente.
Ele é um exemplo prático de como a gente pode usar a tecnologia para simplificar as coisas e melhorar a nossa experiência na internet, em vez de complicar.
Todos código do projeto está disponível publicamente no meu repositório do GitHub, sob licença MIT.
Outras ferramentas que desenvolvi
O gerador de link do WhatsApp foi só o começo.
A partir dessa ideia de criar soluções simples para os problemas do meu dia a dia como profissional de marketing, continuei desenvolvendo várias outras ferramentas, como:
- Um Calendário de Datas Comemorativas para uso em projetos de Inbound Marketing;
- Um Criador de UTMs para auxiliar na parametrização e rastreamento dos usuários, e;
- O Projeto Kai, um assistente de IA especializado para atividades do Marketing.
Fora esses, ainda tenho muitos outros projetos disponíveis para conferir, desde projetos de design a automação de processos com IA.
Todas com acesso livre e sem anúncios, é só aproveitar!
Desenvolver ferramentas que atendem resolvam um problema real e que ajudem as pessoas é o pilar central do meu trabalho.
É sobre identificar o problema, entender a tecnologia por trás dele, e construir a solução que eu mesmo gostaria de usar.
E espero que elas também ajudem a simplificar um pouco o seu dia a dia.
Se ficou curioso e busca uma solução personalizada para o seu negócio, entre em contato comigo e vamos conversar! Sem compromisso.